segunda-feira, 19 de abril de 2010

Novo post, congresso

Aloha pessoal! Tudo bem? Pois é, cá estou eu com a vida novamente organizada. Lembra num dos últimos posts que eu disse que a revista "Science for All" me contratou? Pois é, me mandaram um email dizendo que eu estava demitido (antes mesmo de eu publicar minha primeira matéria, que sairia em maio), pois na verdade o convite havia sido feito por engano. Tinha um cientista com o email muito parecido com o meu e eles só se deram conta do erro hoje. Bom, tudo bem...parece que eu não estou com tanta sorte. Eu já havia escrito minha primeira matéria, e para todos os efeitos eu posto ela aqui mesmo:

MATÉRIA: A EVOLUÇÃO DOS ROBÔS NOS DIAS DE HOJE E COMO SERÁ AMANHÃ


Olá pessoal, sou o Dr. Vítor e a partir dessa semana, vocês, assíduos leitores da Science For All, irão ver minha coluna especial sobre a ciência bem aqui, nas páginas 255 e 256, toda semana. Para começar resolvi falar de um assunto polêmico que está no título da matéria. 
Os robôs foram criados no ano de 3476, pelo cientista 0-073 (sim, as pessoas no ano 3000 serão chamadas por números). Você pode se perguntar a estranheza do fato, pois hoje já existem robôs em pleno desenvolvimento, e estamos bem longe de 3476. 0-073 criou um robô que podia fazer voltar no tempo, e ele voltou aleatoriamente para o ano de 1993 e já com os conhecimentos que tinha se disse o inventor do primeiro robô no mundo impressionando a todos: o simpático robô Roby. 




Roby conseguia andar sozinho se colocado numa ladeira. Posteriormente virou brinquedo, lançado pela antiga fábrica Trol. 0-073 foi aclamado por todo o mundo como um visionário, e o dono do futuro, e foi assim que se deu a chamada Revolução Robótica. 
Participei no ano passado do Congresso Universal de Robótica, sim, universal! É uma pena que nenhum convidado de outro planeta tenha comparecido, com certeza acrescentaria muito ao congresso. Fato é que discutimos abrasivamente sobre os avanços tecnológicos e o futuro da robótica. Lembro-me até hoje do famoso e lendário debate que tive com Fábio Lupistrack, que durou 2 dias, sem interrupções, e que no final tivemos que ser todos levados para o hospital, ocasionando na perda total da fala de Fábio. A questão é que ele dizia que os robôs deviam funcionar com bateria alcalina A. Eu já dizia que devia funcionar com energia solar, pois é mais ambiental e lógico, e até depois, quem sabe, funcionar com energia invisível (tese que estou desenvolvendo, que é uma energia gerada a partir de coisas invisíveis que existem mas não podemos ver). O que foi descoberto, depois, é que Fábio Lupistrack era sócio de uma fábrica de baterias alcalinas AA, então descobrimos o porque dele insistir tanto. Depois dele perder a fala, por conta de ter ficado 2 dias falando, discutindo, sem beber água ou comer ou dar pausas, ele resolveu criar um inteligentíssimo, devo confessar, sistema de voz robótica que se instala na garganta e é como se fosse a voz dele falando. Ele cometeu um grave erro, o sistema era alimentado por energia de baterias alcalinas, e a cada 5 palavras que ele falava as baterias se gastavam todas e ele tinha que trocar. Não me surpreendeu muito quando ele me enviou um email dizendo:

"Você estava certo. Baterias alcalinas não dão certo.

 Fábio Lupistrack"     

Devo ressaltar a interessantíssima palestra que meu grande amigo e professor Charles Lunning deu sobre "Robôs X Empregadas, quem faz o melhor serviço". Para quem não sabe, a profissão de empregada ou diarista, estará em risco de extinção nos pŕoximos 10 anos, pois muitos robôs já fazem o mesmo trabalho em muito menos tempo. Logo abaixo vão algumas fotos do Congresso:







                            (Oficina: como montar um robô em pouco tempo)






               (Xirú e seu robô que fala "Hello" e "Bye". Na foto o robô estava falando "Bye", por isso acenando o "tchau" com a mão. Marco alto do Congresso)




(Foto da nossa janta coletiva. Eu no meio; Fábio Lupistrack do meu lado esquerdo, com o dedo levantado já querendo discutir comigo)

(clique nas imagens para ampliar)

Bom pessoal, por enquanto é só. Espero que tenham gostado, abraços!!!

5 comentários:

Paulo disse...

Olá, Vitor.

O Prof. Fábio Lupistrack deixou a sociedade das Fábricas Alcalinas AA e está investindo a fundo no mercado de energia solar. Saiu uma matéria na revista Science For All dessa semana, nas páginas 255 e 256... estranha coincidencia. http://www.science4all.com

Léa disse...

Meu caro professor, preciso lhe alertar de algo que, possivelmente, não percebeu. Toda a discussão de Fábio Lupistrack foi planejada com segundas intenções. Muitos dos cientistas presentes, perderam a grande corrida de cavalos - em que correria o grande Relinchieu - e, inconformados com isso e achando esse congresso muito enfadonho, resolveram apostar na briga de vocês. Veja que à direita, na mesa de jantar, o Dr. Jud Iscariots, já recolhe as moedas de ouro dos apostadores. É uma pena que o senhor tenha sido usado de forma tão vil.

Estou com o senhor: as alcalinas poluem e tem vida curta. Apostei 500 e ganhei.

Anônimo disse...

Sobre o robô Roby, devo ressaltar que foi encontrado um Roby em uma posição aleatória em Nova Guiné. Dados confirmam que tal Roby tentou descer uma ladeira conhecida como "Ladeira perigosona", porém se esbarrou com um nativo do local. Sendo o nativo canibal, experimentou comer o robô e sofreu mutações pois havia radioatividade, como o nascimento de um pinto de ferro. Hoje tal indivíduo está sendo estudado seriamente pela ciência, e é conhecido como "Nego bom" (muitos aindas criticam tal nomeação).

Léa disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nego Bom! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk_Sensacional! Uma viagem na idéia de quem faz a matéria da sílaba tônica da situação aqui apresentada, Mr. Jameson (Dr. Vítor Rios)[sempre quis chamar alguém de Mr. Jameson, tinha no meu livro de Inglês da 7a série e eu nunca esqueci do nome_rsrs]! Você é o Mestre dos Magos!