quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

de volta da Conferência!

Salve, salve amantes da ciência! Como podem ter percebido eu estive um tempo ausente e não atualizei meu blog. A questão é que eu estava numa importantíssima e super conceituada conferência de cientistas do mundo. Chamada de "Encontro Científico de Cientistas do Mundo em Harvad", isso mesmo! Em Harvad! O encontro é um dos mais conceituados do mundo e promovido pelo C.C.P.H. (Centro Cientifico de Pesquisa de Harvad). Tive o prazer de reencontrar meu grande amigo e professor Charles Lunning, a minha querida professora de "Arte contra as Trevas" Elba Casoy, meu grande companheiro do Centro de Estágio Científico, o grande Bob Lucky, dentre outros. Aí vai uma foto:



(clique nela para ampliar)
Charles Lunnig é aquele senhor ali sentado, com barba branca e farta (o terceiro sentado, da esquerda para a direita). Eu estou do lado do Dr. Pettite Travoata (à minha esquerda. É italiano, como podem ver pela mão dele). Elba Casoy é a primeira da esquerda em pé. Bob Lucky está do meu lado direito.

Bom, como muitos pensam, eu não fui para simples diversão e reencontro de amigos! Dei uma palestra para os amantes da ciência. Com extremo sucesso fui aplaudido e o reitor de Harvad me fez uma solitação pessoalmente, num maravilhoso jantar no restaurante Comita de La'mamma, para que eu voltasse para lá e fosse professor. Eu fiquei surpreso, confesso, mas recusei essa proposta irrecusável com a justificativa real de que estou muito feliz ensinando na escola "Raios de Sol" e que me sinto completo lá. Fora os meus trabalhos no C.C.U.R.E. Hoje ainda recebi um email do reitor com o título "Eu imploro que reconsidere". Bom, meu querido e amigo reitor de Harvad, ainda mantenho a minha resposta mas isso não significa que perdeu um grande amigo e amante dessa universidade. Bom, deixando de papo pessoal pra lá, vamos ao que interessa à Mãe Ciência. Meu tema de palestra foi:

                                                 Palestra
A realidade científica no Tratado das Bombonieres



Este foi o tema. Existe, para quem não sabe, um tratado feito entre os cientistas do mundo todo, em Bruxelas - 1886, que se chama Tratado das Bombonieres. É justamente um abaixo assinado que diz que todo cientista precisa ter como patrocinadora (mesmo que temporariamente) uma bomboniere enquanto ele desenvolve alguma pesquisa. Com isso foi feito um cartão chamado "Cartão do Cientista Amigo" que permite que ele tenha 70% de desconto na bomboniere que permitir isso. Se a bomboniere for boa, ela patrocina até de graça! Minha grande patrocinadora é a B.V.D. (Bomboniere Vida Doce). Por razões contratuais não vou dizer se é sob 70% de desconto ou se recebo tudo de graça. A questão é que foi descoberto muitos casos de cientistas que apresentam o cartão para comprar doces para os filhos e até esposas! O que vai contra as leis do Tratado! Bom, resumindo: minha palestra fala de tudo isso, a história, como se dá a relação Bomboniere X Cientista, e os casos que precisam ser discutidos em relação a maior segurança do cartão. Pedro Gomez, um representante da Associação Internacional das Bombonieres falou algo que nos abriu os olhos: "As bombonieres são responsáveis por 2\3 do desenvolvimento das pesquisas científicas e ainda tem cientistas que usam o cartão para comprar doce pra família!"  Bom, minha palestra teve resultados positivos, pois coloquei em crítica a inércia do tratado, que nunca foi atualizado desde sua criação. Para o bem de todos, o único criador do tratado vivo até hoje estava presente e concordou com toda a situação e assumiu "O tratado precisa ser atualizado urgentemente!" Resultado posivito: já foi marcada uma conferência em 2014 para discutir como melhora a situação da relação cientista X bomboniere.  

Logo abaixo, confira mais uma foto (esta que saiu na revista "Science for all" enquanto eu palestrava):

  
A organização fez questão de me homenagear colocando as cores do Brasil num painel no fundo! (Só para explicar um possível mal entendido: tem escrito embaixo "ICTON 2009" - a questão é que faltou verba justamente na hora de imprimir o nome para as bancas dos palestrantes, entõ a organização pegou de outro evento e colocou)


Bom, por enquanto é só. Valeu pessoal. Um abraço em nome da ciência!

2 comentários:

Anônimo disse...

uaehuieahuiehuiaehIHAAAAAAAaaa.

Janine Oliveira disse...

Huhuahuahuahuahuahuahau
Pô, como é que tratado de tamanha importância não foi atualizado ainda? Esses cientistas de hoje...estão muito acomodados, depois falam de nós jovens...
Hum, o Doutor Charles Lunnig é gatinho, hein? Apresenta pra amigas pow!